quinta-feira, 16 de junho de 2022

Your name - Ranmaru Kotone e Makoto Shinkai

Publicado pela editora JBC. É um mangá baseado no filme com o mesmo nome. Assim que lançou, comprei, mas como estava em uma fase bem difícil sem conseguir ler por prazer, só peguei agora (inclusive vários livros dessa época que ainda não li). Enfim, estamos aqui. Minha versão é a de três volumes, mas sei que tem uma versão de volume único e por isso minha resenha não será só sobre primeiro volume, mas da história em geral.

Mitsuha é uma colegial que vive junto com sua irmã e avó em uma cidade do interior chamada Itomori. Juntas elas mantêm o santuário da família resguardando a tradição. Mitsuha não tem um bom convívio com o pai de quem se distanciou desde a morte da mãe. Se pudesse nascer de novo, ela gostaria de ser um garoto vivendo em Tóquio, livre de qualquer julgamento. Um dia, algo estranho acontece e o que ela pensou ter sido um sonho se mostrou uma experiência real: ela esteve o dia inteiro no corpo de um garoto de Tóquio, Taki, e ele no dela. 

No decorrer da história os dois passam a se comunicar através de mensagens deixadas no caderno dela e entradas no diário dele do celular. Eles começam a ficar bem próximos passando a compreender melhor a situação um do outro, mas logo são surpreendidos pela abrupta interrupção das trocas. Sem conseguir entrar em contato com Mitsuha, Taki tenta encontrá-la (torcida aqui fervorosa por ele).

Mitsuha é uma pessoa gentil e fofa. Ela demonstra isso durante a estadia no corpo de Taki. Ela é legal com todo mundo e tenta criar oportunidades para ele. Já em Taki gosto da perseverança dele em relação as coisas que estão acontecendo e como juntos, ele e Mitsuha conseguem o inimaginável. Acho que se tivesse que definir essa história em poucas palavras, diria que ela é sobre criar laços familiares, de amizade e de amor.

Uma das coisas que mais me fascina em Your name é a delicadeza e sensibilidade da história. Não é só um enredo de troca de corpos, os sentimentos estão tão vivos, as experiências dos personagens os ressaltam. Eu acho que me deu uma sensação muito pacífica lendo. A forma como é conduzido faz com que o leitor acredite com naturalidade na história, pelo menos é assim que me senti como se fosse algo que realmente pudesse acontecer. Meu coração se sentiu preenchido. Vou até rever o filme.

10 comentários:

  1. Olá, Emi.
    Na época que lançou eu até quis ler, mas depois acabei assistindo o filme e acho que vou ficar só nele mesmo hehe. Mas amei a história, achei tudo muito fofo e suspirei por eles hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito fofo e delicado né? Eu gostei muito. :)

      beijos

      Excluir
  2. Oi Emi! Minha história preferida do Makoto Shinkai. Eu amo o filme, tenho o mangá em três volumes e também o livro. Eu já vi e revi várias vezes e sempre me emociono. A história tem sentimentos que transbordam e é linda demais. Depois de Your Name, Weather With You é minha favorita. Este só vi o filme, mas tenho os mangá aqui para ler. Confira também!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou atrás desse para ver também. Ainda não vi ou li.
      Beijos e obrigada pela indicação :)

      Excluir
  3. Oi Emi, tudo bem?
    Your Name entrou na minha lista de favoritos no ano que estreou. Foi 2019 ou 2018? Não lembro.
    Ler sua resenha do mangá me deu saudade dessa história tão doce, com uma trilha sonora tão perfeita. Aliás, me levou às lágrimas também! Ainda bem que o final traz esperança.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é tão linda e com personagens tão queridos né?
      Me pegou com ano de lançamento. Joguei aqui no Google e tá dizendo 2017.

      Beijos

      Excluir
  4. Oi
    eu ainda quero assistir o filme, parece ser uma história fofa e que bom que conseguiu realizar a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste sim :) é muito bom.
      Eu acho que foi no tempo certo. Era o que eu precisava ler no dia em que li.

      Beijos :)

      Excluir