quinta-feira, 2 de junho de 2022

Era uma vez um coração partido - Stephanie Garber

Antes de mais nada preciso exaltar essa capa linda e dizer que amei que o livro veio com mimos, poster e marcador. Agora sim, vamos lá. Primeiro livro da série Era uma vez um coração partido publicada pela editora Gutenberg. É o primeiro livro que li da autora e fiquei bastante satisfeita.

Evangeline Raposa achou uma ótima ideia ir a uma igreja onde você pode fazer um pacto com um arcano, que te deixa completamente em posição desvantajosa, para impedir o casamento do cara que ela gostava.  Tinha como dar certo???? Claro que não. Foi bom ela ter ido? Acho que sim né ou a história não teria um começo.
 
Quando li a sinopse tive medo de se tratar de uma protagonista egoísta porque venhamos e convenhamos arruinar o casamento de alguém que você gosta não me parece uma motivação super altruísta. Porém vieram os fatos e com ele o entendimento de que talvez eu estivesse lendo um grande conto de fadas e eu adoro contos, releituras ou personagens que acreditam neles. Também veio o convencimento de que a protagonista foi colocada em uma posição complicada e fez o seu melhor com os recursos que tinha dentro daquele universo. E foi assim que me peguei completamente imersa na aventura.

Como todo conto de fadas precisa de uma bruxa má aqui ela se faz presente pronta para roubar a felicidade da protagonista em toda e qualquer oportunidade. Também temos um príncipe encantado ou melhor vários (escolha o que preferir e é isso. Uhul buffet de príncipe). A simpatia pela protagonista foi natural e veio logo junto com a torcida para tudo dar certo. Quanto mais lia sobre Evangeline, mais gostava dela. 

Evangeline é uma personagem que me fez nutrir muito carinho. Apesar de num primeiro momento, quando li a sinopse, eu jurar que ia detestá-la, não foi o que aconteceu. Ela está longe de ser egoísta. Ela é alguém que deseja o melhor e que crê em magia e em finais felizes. Está disposta a se sacrificar e acreditar em quem ama e eu a acho incrível por isso apesar dos contras que essas características trazem consigo.

Amei o príncipe de copas, Jacks, sim. Meu príncipe inclusive (quem disser que não, tem inveja de mim q). Vou até emoldurar o poster para olhar para cara dele todo dia (brincadeira ou não). Não sei o motivo de gostar dele, não sei de verdade, afinal o beijo dele é capaz de matar e ele tem atitudes duvidosas. O cara tem a própria igreja na qual as pessoas podem ir lá e rezar para ele ( é o que?). E sim, ele é o arcano com o qual a protagonista faz um pacto.
 
Os arcanos dentro da história são seres poderosos que podem realizar pedidos, mas a coisa pode sair do controle. Um pacto com um arcano é sempre desigual. Lembrou um pouco aqueles contos sobre gênios que realizam os desejos ao pé da letra e sempre trazem o caos para quem pediu. Tem sempre um preço a ser pago se você fizer pacto com um arcano e achei bem interessante. Como disse antes, adoro contos de fada e esse livro constrói um e é tão satisfatoriamente bem conduzido. 
 
A leitura é fluida e gostosa. O tratamento do texto está um primor (gostamos de coisas bem traduzidas e bem revisadas sim). Faz muita diferença ler um livro bem escrito e bem traduzido. Escolhi não falar sobre os outros personagens do livro para não entregar muito do que acontece. Eu estava jurando que a plot ia girar em torno do casamento do boy amado da Evangeline, mas a história foi além e me fez querer ter segurado um pouco a leitura até já ter o segundo lançado (agora já foi e não tem volta, socorro). Fazia tempo que não interagia tanto com uma leitura como foi com essa, mas eu falei muito. FALEI O TEMPO TODO (até meu irmão veio ver se estava tudo bem comigo porque eu estava brigando com os personagens e ele achou que estava brigando com algum conhecido). Se vocês gostam de fantasia, contos de fada, então só vem que é o seu lugar.

18 comentários:

  1. Olá, Emi.
    Essa capa está perfeita mesmo. Eu anda não consegui comprar ele, estou esperando uma promoção hehe. Mas também não vou ler por agora porque preciso terminar a trilogia de Caraval antes de ler esse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu tô esperando pelo relançamento de caraval no Brasil.
      Eu queria ter segurado um pouco até ter o segundo livro aqui hahaha agora eu tô só curiosidade para ver o que vai acontecer.

      Beijos

      Excluir
  2. Oie, ainda não li nenhuma das obras da autora, mas espero conhecer. Esse já está na lista.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Emi! Eu li outro livro da autora e adorei sendo assimilar esse logo entrou no meu radar. Eu amo esse tipo de história. Que bom que foi uma boa leitura.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler os outros livros dela. Fiquei mais animada sabendo que gostou deles.:)

      Beijos

      Excluir
  4. Imaginei você brigando com os personagens e o seu irmão preocupado. Hahaha! Livro bom é assim, né? A gente se envolve tanto que até esquece que os personagens não existem de verdade. Muito bacana a resenha, o livro parece ser super divertido e com esses toques de conto de fada, o que é sempre simpático. Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Oi Emi, tudo bem?
    Fiquei super curiosa pra descobrir onde as releituras entram na história. Não consegui identificar nenhuma e acho que você fez isso de propósito pra deixar a gente curioso né? Hahahaha!
    A capa é mesmo linda, e também curti saber que a mocinha não é egoísta - porque de fato, à primeira vista a atitude dela parece ser.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha fiz. A autora trouxe alguns traços (arquétipos) de contos de fadas, mas segredo xD

      Real, eu tive certo medo dela ser porque ia ficar bodeando o tempo todo durante a leitura. Ainda bem que foi tudo explicado e sua motivação.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Emi,
    Esse livro lindo está na minha lista, a sua resenha só me fez querer ler ele ainda mais ^^
    Muito obrigada por compartilhar sua opinião =D
    Bjos,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Aguardo a sua sobre essa leitura :)

      Beijos

      Excluir
  7. Oi
    esse livro está na minha lista de desejado, quase que comprei ele no site da editora com um cupom, mas me dei uma segurada porque preciso comprar a continuação de um livro que estou lendo, gostei da resenha e agora eu fiquei bem mais curiosa para realizar a leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu tinha ficado curiosa com esse livro por ter um tom que lembre contos de fadas, mas me segurei para não cometer loucuras já que o e-book de Caraval está fazendo moradia no meu kindle.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir