quinta-feira, 30 de junho de 2022

Sem receita para o amor - Jennifer Yen

Publicado pela editora Melhoramentos. O livro propõe uma versão moderna de orgulho e preconceito. Liza Yang é uma jovem apaixonada por confeitaria e que sonha seguir nesse caminho. Infelizmente sua mãe tem outros planos para ela e quer que ela estude algo da escolha dela. Não só isso, além da pressão pela escolha profissional, ela tem que lidar com as tendências casamenteiras da mãe. O caos se instaura quando a mãe decide usar o concurso de confeitaria organizado por ela para reunir jovens elegíveis para Liza (socorro,o programa de namoro tá diferente). Tudo só complica mais quando James entra na história.

Liza é uma personagem que gostei logo de cara. É inteligente, divertida e é fã da Jane Austen (já ganhou mil pontos comigo e é isso). Tem duas amigas com quem pode contar, a Sarah e a Grace, mas é mais próxima da Grace que é como uma irmã. Ela gostaria que os pais dela a compreendessem mais e que a mãe não apresentasse solteiros aleatórios para ela. Ou seja, tem que lidar com as pressões dentro de casa e o medo de não conseguir realizar seu sonho. Gosto como ela vai se desenvolvendo ao longo da história.

Grace, melhor amiga, quase irmã da Liza. Como toda Elizabeth Bennet precisa de sua Jane, eis ela aqui. Eu já estava preparada para tomar as dores dela quando Bingley, quer dizer Ben, entrasse em jogo. Porque para mim é sempre óbvio que apesar de tentarem passar o pano e botar a culpa no Darcy, quem largou a Jane foi o Bingley, quem deveria acreditar e conhecê-la era ele e não o Darcy. Então quando a situação se apresenta aqui e em uma versão moderna, tive a mesma perspectiva, embora nessa versão eu tenha sim ficado AHHHHHHHHHHH (sem spoilers lol).

James, nosso Darcy. Eu fui de amor ao James para esse insolente vai ter que pagar por toda dor que causou a minha pobre Grace e depois vem cá eu te amo, mas ainda estou um pouco chateada. Tive uma péssima primeira impressão dele, mas ele foi me ganhando aos poucos. As atitudes que ele toma em certo momento são bem questionáveis e me deixaram igual um pinscher (estamos resolvidos agora, mas só eu sei quanto tremi).

Como ainda estamos na parte onde comento alguns personagens, vou fazer minha menção honrosa para um dos candidatos do concurso de confeiteiro. Se tem um personagem que ganhou meu coração sem muito esforço foi o Sammy. Ele não tinha falas direito e nem muito destaque,  mas ah toma aqui meu coração. Ele merecia um livro dele.  Vai sammy. Não sei nem como explicar porque gostei tanto dele, só sei que chegou e desde o momento em que apareceu foi amor a primeira palavra.

Esse livro foi como assistir uma comédia romântica no fim de uma tarde. Bem gostosinho de ler. Além de tudo teve referências a livros, autores, séries e atores que gosto. A autora bebe da fonte de Jane Austen. A gente vê os ingredientes: mãe casamenteira que quer impor seus próprios critérios à filha, amigo influenciável do protagonista masculino, etc. Sendo assim, a gente tem um certo vislumbre do que está prestes a acontecer. Entretanto, não é só isso, a autora traz questionamentos sobre pressões para escolhas profissionais e relacionamentos. É uma leitura bastante agradável e eu super indico para quem assim como eu gosta (demais) de orgulho e preconceito ou para quem está buscando algo leve para ler. O único contra, para mim, foi ter sido escrito em primeira pessoa. Acho que pela história teria sido muito melhor estar em terceira.

18 comentários:

  1. Oie, eu adoro ver algo leve assim as vezes. Não conhecia esse ainda.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom intercalar com leituras mais pesadas, né?

      Beijos

      Excluir
  2. This sounds like a fun read!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    não conhecia, mas parece ser um livros daquele com cara de filme da sessão da tarde, fiquei curiosa para ler e ainda não li nada dessa editora, eu gosto de orgulho e preconceito então me interessei.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem nessa vibe mesmo! É o segundo livro que li da editora e até o momento a experiência está sendo bem positiva \o\
      beijos

      Excluir
  4. Oi Emi, pela sua resenha o livro parece ser mesmo bem gostosinho de ler. Muito bacana essa versão modernizada de Orgulho e Preconceito, que ideia ótima! :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Emi.
    Não me mate mas eu não gosto de Jane Austen hehe. Prefiro mil vezes o filme ao livro de Orgulho e Preconceito hehe. Acho que até por isso gostei mais das releituras que li do livro. E esse entrou no meu radar e se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu coração está partido hahaha brincadeira XD
      Com essa, eu li duas releituras muito boas. Estou sempre procurando versões de orgulho e preconceito porque sou apaixonada pelo mr darcy hahaha
      Espero que goste :)
      beijos

      Excluir
  6. Oi Emi, tudo bem?
    Amei seus descritivos sobre o James, inclusive a tremedeira pinscher que ele te causou hahaha!
    Ler Orgulho e Preconceito foi uma meta literária por anos, aí criei vergonha na cara e tirei da lista porque eu nunca cumpria. Se eu conseguir ler, vai ser sem pressão de meta hahaha!
    Fico feliz que esse livro inspirado/releitura tenha sido uma boa homenagem ao material original =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahh eu tava bem sofrida com ele XD

      orgulho e preconceito, eu li saindo de uma ressaca literária forte demais, levei 6 meses ou mais para terminar. Total sem cobranças, ir no próprio tempo é melhor.

      beijos

      Excluir
  7. Oi Emi! Eu estou de olho neste livro faz um tempinho, até tentei comprar ontem na Bienal, mas estava com um preço meio salgado. Eu adorei saber mais desta história e sua resenha só me fez ficar ainda com mais vontade de ler. Amo comédias românticas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que saudade de ir a bienal. A que teve no rj não fui por causa do covid.

      Espero que goste :)

      Beijos

      Excluir
  8. Oi Emi,
    Amei sua resenha, já estou com ele anotado na minha enorme lista kkkkk Que bom que foi uma ótima leitura para você ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir